Sobre o Clube
HISTÓRIA
O Rio Claro Foot-Ball Club, nomenclatura em inglês, foi fundado em 09 de Maio de 1909 pelos ferroviários Bento Estevam de Siqueira, Constantino Carrocine, João Lambach e o professor Joaquim Arnold. É o terceiro clube mais antigo em atividade no futebol profissional do Estado de São Paulo, atrás da AA Ponte Preta de 1900 e da AA Internacional de Bebedouro de 1906.
O time foi o primeiro a ter iluminação em seu estádio, em 1946, e também foi um dos primeiros do interior paulista a viajar de avião: voou para Sorocaba, em 1947, para enfrentar o Votorantim.
Presente no torneio que inaugurou a Lei do Acesso em 1948, o Rio Claro raramente esteve de fora da disputa do campeonato estadual, embora no Século XX não tenha alcançado a elite.
A virada do século, porém, foi marcante para o clube, que passou a ter uma série de acessos. Em 2001, foi vice-campeão da Série B2 do Campeonato Paulista. No ano seguinte, na Série B1, a equipe conquistou o título da competição e subiu para a Série A3.
O clube deu mais um passo adiante quando, em 2005, subiu da Série A3 para a Série A2. Ainda naquele ano, foi vice-campeão da Copa Paulista. Mantendo a base da equipe, disputou a Série A2 em 2006 e conquistou o inédito acesso para a Série A1.
Em sua primeia participação na elite, o time terminou o Campeonato Paulista de 2007 em 12º lugar, garantindo uma vaga na Série C do Campeoanto Brasileiro daquele ano e tornando-se o primeiro time da cidade a disputar uma competição nacional.
Rebaixado no ano seguinte, o clube completou o centenário na Série A2, mas comemorou o retorno imediato para a principal divisão do Estado de São Paulo. A volta, porém, durou pouco, culminando em um novo rebaixamento.
O clube azul comemorou novo acesso em 2013, quando foi vice-campeão da Série A2, perdendo a final para a Portuguesa. No ano seguinte, fez boa campanha e lutou pela classificação para as quartas de final do Paulistão até a última rodada, terminando na 13ª colocação geral. Ainda disputou a elite em 2015 e 2016, quando foi rebaixado novamente.
Em 2017 ficou próximo de retornar, mas acabou derrotado na semifinal pelo São Caetano. A campanha razoável de 2018 credenciou o time para mais uma disputa de Série Ae em 2019.